Polícia apreende 1,5 ton de cocaína que iria para a Bélgica a pedido de traficante brasileiro

Da Redação


A Polícia da Bolívia apreendeu, 1,5 tonelada de cocaína escondida dentro de madeira, que seria enviada à Bélgica por uma empresa transportadora de fachada, que opera em benefício do crime organizado. Autoridades apontam que o carregamento está ligado ao narcotraficante brasileiro Pedro Montenegro Paz, um dos mais procurados no país vizinho e que no ano passado havia sido extraditado e entregue à Polícia Federal, em Corumbá.

De acordo com o jornal boliviano “El Deber”, o chefe da FELCN (Força Especial de Luta Contra o Tráfico), Javier Maldonado, explicou que a operação que resultou na apreensão foi batizada de Daysol, realizada no setor de Senkata, na cidade de El Alto. Cinco pessoas foram presas, dentre as quais três mulheres e dois homens, que são funcionários da empresa de exportações conhecida como Daysol Import Export.

Maldonado afirma que a empresa é de fachada, pois na verdade usa o ramo de atuação para despistar os carregamentos de droga que envia para a Europa. A cocaína estava escondida em madeira que saiu por terra de Santa Cruz, na fronteira com Mato Grosso do Sul, até chegar a El Alto. Lá, seria despachada para Arica e depois para a Bélgica, de navio. Além dos presos, ao menos seis imóveis foram apreendidos.

A suspeita é de que a 1,5 tonelada estivesse avaliada em aproximadamente R$ 20 milhões, podendo valer até mais de R$ 200 milhões caso chegasse à Europa. As autoridades associam a droga a Montenegro, tendo em vista que em junho do ano passado, ele usou o mesmo modo de agir para encaminhar 679 quilos de cocaína para a Bélgica. Naquela ocasião, a droga também saiu de Santa Cruz dentro de madeira, e foi apreendida no Porto de Antuérpia localizado em Flandres, na Bélgica. Com Midiamax

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!